SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 suppl.4HIV, syphilis, and hepatitis B and C prevalence among patients with mental illness: a review of the literature author indexsubject indexarticles search
Home Page  

Cadernos de Saúde Pública

Print version ISSN 0102-311X

Abstract

SZKLO, André Salem. Revisão sobre estratégias de captação de fumantes: o olhar do impacto populacional. Cad. Saúde Pública [online]. 2008, vol.24, suppl.4, pp. s621-s634. ISSN 0102-311X.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-311X2008001600013.

Este artigo revisou artigos publicados sobre diversos instrumentos empregados atualmente para "capturar" a atenção dos fumantes, ressaltando a diferença existente entre alcance e recrutamento da população elegível para intervenção proposta. Realizou-se uma busca nas bases MEDLINE, PsychARTICLE, e LILACS. Os descritores de busca combinaram as palavras recruitment, enrollment, reach, smoking cessation, quitline, e helpline presentes nos resumos/títulos dos artigos. Artigos publicados em inglês, português e espanhol até novembro de 2006, que deram importância a instrumentos de captação empregados, associando os mesmos a populações diferentes e a intervenções específicas foram incluídos na revisão. Vinte e nove estudos atenderam os critérios de inclusão. Estudos que utilizaram estratégias ativas ou mistas alcançaram, em média, um menor e menos diversificado número possível de indivíduos elegíveis e obtiveram maior proporção de participação do que aqueles que utilizaram estratégias reativas. Estudos futuros são necessários para se avaliar a efetividade de novas associações entre as intervenções existentes e estratégias reativas de captação, dada a potencialidade de aumento do impacto populacional relacionada à captação reativa.

Keywords : Abandono do Hábito de Fumar; Seleção de Pacientes; Comunicação em Saúde.

        · abstract in English     · text in English     · pdf in English