SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25 issue1Oral health of Guaraní Indians in the State of Rio de Janeiro, BrazilCommon mental disorders and chronic non-communicable diseases in adults: a population-based study author indexsubject indexarticles search
Home Page  

Cadernos de Saúde Pública

Print version ISSN 0102-311X

Abstract

QUEIROZ, Rejane Christine de Sousa; PORTELA, Margareth Crisóstomo  and  VASCONCELLOS, Mauricio Teixeira Leite de. Pesquisa sobre as Condições de Saúde Bucal da População Brasileira (SB Brasil 2003): seus dados não produzem estimativas populacionais, mas há possibilidade de correção. Cad. Saúde Pública [online]. 2009, vol.25, n.1, pp. 47-58. ISSN 0102-311X.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-311X2009000100005.

A Pesquisa sobre as Condições de Saúde Bucal da População Brasileira (SB Brasil 2003) foi a mais abrangente pesquisa sobre as condições de saúde bucal realizada no Brasil até hoje. Métodos de amostragem probabilística foram utilizados para assegurar que os dados coletados representariam a população das faixas etárias escolhidas nas cinco regiões do Brasil. No entanto, isso não foi possível, pois o processo de amostragem da pesquisa não foi finalizado. Sua conclusão pressupõe o cálculo dos pesos amostrais e a identificação das demais variáveis estruturais da amostra (estratos de seleção e unidades primárias de amostragem). Este artigo descreve o desenho de amostra desta pesquisa, formula as probabilidades de inclusão nos diversos estágios de seleção e propõe estratégias de cálculo dos pesos amostrais. A solução para determinar os pesos amostrais e identificar as demais variáveis estruturais da amostra, proposta no artigo, parte da recuperação de informações que deveriam ter sido registradas nos relatórios produzidos durante a pesquisa de campo e, em sua ausência, em informações disponíveis no Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística e no Ministério da Educação, como aproximações válidas.

Keywords : Saúde Bucal; Amostragem; Nível de Saúde; População.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese