SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25 issue5Analysis of mortality from diarrheic diseases in under-five children in Brazilian cities with more than 150,000 inhabitantsIncidence of cervical intraepithelial lesions in a population of adolescents treated in public health services in Rio de Janeiro, Brazil author indexsubject indexarticles search
Home Page  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Cadernos de Saúde Pública

On-line version ISSN 1678-4464Print version ISSN 0102-311X

Abstract

ALBUQUERQUE, Adriana Bezerra Brasil de  and  BOSI, Maria Lúcia Magalhães. Visita domiciliar no âmbito da Estratégia Saúde da Família: percepções de usuários no Município de Fortaleza, Ceará, Brasil. Cad. Saúde Pública [online]. 2009, vol.25, n.5, pp.1103-1112. ISSN 1678-4464.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-311X2009000500017.

A visita domiciliar vem ganhando força nesta última década, com o advento da Estratégia Saúde da Família. O presente estudo tem como objetivo compreender percepções de usuários acerca da visita domiciliar, demarcando, como dimensões analíticas, a humanização e a integralidade do cuidado. Trata-se de um estudo de natureza qualitativa, fundamentado na vertente crítico-interpretativa. Realizaram-se 21 entrevistas em profundidade com usuários que residiam nas áreas pertencentes às seis Secretarias Executivas Regionais de Saúde do Município de Fortaleza, Ceará, Brasil. A análise evidenciou três eixos ou temas centrais: (1) aspectos relacionais da visita domiciliar (2) características operacionais da visita e (3) integração da atenção com outros níveis de complexidade, desdobrando-se cada um dos três temas em distintas dimensões. Os resultados deste estudo reiteram a importância da assistência domiciliar, bem como sinalizam o lugar da dimensão subjetiva, uma vez que o sucesso das práticas em saúde depende não apenas do componente técnico, mas de outras tecnologias baseadas na aproximação, diálogo e vinculação entre profissionais, usuários e serviços.

Keywords : Visita Domiciliar; Saúde da Família; Planejamento em Saúde.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )