SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25 issue5The role of the Family Health Program in the organization of primary care in municipal health systemsThe organization of health services and visceral leishmaniasis: an integrated intervention to improve diagnosis and treatment author indexsubject indexarticles search
Home Page  

Cadernos de Saúde Pública

Print version ISSN 0102-311X

Abstract

ANDRADE, Heloísa Helena Siqueira Monteiro et al. Mudanças no comportamento sexual de adolescentes de escolas públicas no Brasil após um programa de educação sexual. Cad. Saúde Pública [online]. 2009, vol.25, n.5, pp. 1168-1176. ISSN 0102-311X.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-311X2009000500023.

Este artigo descreve a avaliação de possíveis mudanças no comportamento sexual de adolescentes que participaram de um programa de educação sexual implementado em escolas públicas selecionadas em quatro municípios de Minas Gerais, Brasil. O programa está inserido no contexto dos direitos reprodutivos, discute os riscos de práticas sexuais inseguras e enfoca os aspectos positivos da sexualidade. Utilizou-se um desenho quase-experimental com pré e pós-teste e grupo controle não-equivalente. Foram incluídos 4.795 questionários na análise dos resultados. O programa conseguiu dobrar o uso consistente do preservativo com parceiro casual e aumentar em 68% o uso de métodos anticoncepcionais modernos na última relação sexual. A intervenção não teve efeito sobre a idade da primeira relação sexual ou na prática de atividades sexuais. Concluindo, o programa foi eficaz em gerar mudanças positivas no comportamento sexual de adolescentes sem antecipar ou estimular a prática sexual.

Keywords : Comportamento Sexual; Educação Sexual; Adolescentes.

        · abstract in English     · text in English     · pdf in English