SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25 issue9Cognitive function in menopausal women evaluated with the Mini-Mental State Examination and Word-List Memory Test author indexsubject indexarticles search
Home Page  

Cadernos de Saúde Pública

Print version ISSN 0102-311X

Abstract

BENARROZ, Monica de Oliveira; FAILLACE, Giovanna Borges Damião  and  BARBOSA, Leandro Augusto. Bioética e nutrição em cuidados paliativos oncológicos em adultos. Cad. Saúde Pública [online]. 2009, vol.25, n.9, pp. 1875-1882. ISSN 0102-311X.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-311X2009000900002.

O câncer vem se destacando entre as doenças crônicas, sendo a segunda causa de morte em países desenvolvidos. Os cuidados paliativos se propõem a oferecer cuidados de suporte global, visando ao controle de sintomas e à melhora da qualidade de vida dos pacientes e de seus familiares. A nutrição é uma ferramenta importante nos cuidados paliativos, podendo ajudar o paciente nos aspectos físico, psicológico e social, além de promover o bem-estar e a qualidade de vida. Entretanto, a nutrição raramente poderá cumprir seu papel de recuperar e garantir o estado nutricional. Nesse momento, a intervenção do nutricionista é considerar as necessidades do indivíduo, preferências e hábitos alimentares, fundamentais tanto para o controle dos sintomas, quanto para garantir satisfação e conforto. A impossibilidade do exercício convencional das condutas já estabelecidas e o desenvolvimento de uma nova percepção do doente muitas vezes produzem dilemas para o profissional nutricionista.

Keywords : Cuidados Paliativos; Qualidade de Vida; Neoplasias; Bioética; Nutrição em Saúde Pública.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese