SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25 issue9Regular use of dental care services by adults: patterns of utilization and types of servicesPhysical activity among health professionals from South and Northeast Brazil author indexsubject indexarticles search
Home Page  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Cadernos de Saúde Pública

On-line version ISSN 1678-4464Print version ISSN 0102-311X

Abstract

BERNAT, Adriane Cristina et al. Prevalência de sintomas respiratórios e fatores associados: estudo de base populacional em adultos de Lages, Santa Catarina, Brasil. Cad. Saúde Pública [online]. 2009, vol.25, n.9, pp.1907-1916. ISSN 1678-4464.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-311X2009000900005.

Realizou-se estudo transversal de base populacional em Lages, Santa Catarina, Brasil, para estimar a prevalência de sintomas de bronquite crônica, falta de ar e chiado no peito e os fatores associados em adultos de 20-59 anos de idade (n = 2.051). Processo de amostragem através de conglomerados e análise de regressão de Poisson foram realizados. As prevalências de bronquite crônica, falta de ar e chiado no peito foram de 5%, 35,7% e 20,2%, respectivamente. Análises ajustadas mostraram presença de bronquite crônica associada à baixa escolaridade, fumar dez ou mais pacotes de cigarros ao ano e internação por problemas de pulmão na infância. Falta de ar associou-se ao sexo feminino, baixa escolaridade e renda familiar, pardos e amarelos, história de internação por problemas de pulmão na infância, ser fumante e trabalhar com poeira ou pó. Presença de chiado no peito associou-se ao sexo feminino, baixa escolaridade e renda familiar, pardos e pretos, história de internação por problemas de pulmão na infância, ser fumante e trabalhar com poeira ou pó. Particularidades do clima e das atividades laborais devem ser consideradas no planejamento das ações em saúde.

Keywords : Doenças Respiratórias; Sinais e Sintomas Respiratórios; Sons Respiratórios.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )