SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25 issue9Regular use of dental care services by adults: patterns of utilization and types of servicesPhysical activity among health professionals from South and Northeast Brazil author indexsubject indexarticles search
Home Page  

Cadernos de Saúde Pública

Print version ISSN 0102-311X

Abstract

BERNAT, Adriane Cristina et al. Prevalência de sintomas respiratórios e fatores associados: estudo de base populacional em adultos de Lages, Santa Catarina, Brasil. Cad. Saúde Pública [online]. 2009, vol.25, n.9, pp. 1907-1916. ISSN 0102-311X.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-311X2009000900005.

Realizou-se estudo transversal de base populacional em Lages, Santa Catarina, Brasil, para estimar a prevalência de sintomas de bronquite crônica, falta de ar e chiado no peito e os fatores associados em adultos de 20-59 anos de idade (n = 2.051). Processo de amostragem através de conglomerados e análise de regressão de Poisson foram realizados. As prevalências de bronquite crônica, falta de ar e chiado no peito foram de 5%, 35,7% e 20,2%, respectivamente. Análises ajustadas mostraram presença de bronquite crônica associada à baixa escolaridade, fumar dez ou mais pacotes de cigarros ao ano e internação por problemas de pulmão na infância. Falta de ar associou-se ao sexo feminino, baixa escolaridade e renda familiar, pardos e amarelos, história de internação por problemas de pulmão na infância, ser fumante e trabalhar com poeira ou pó. Presença de chiado no peito associou-se ao sexo feminino, baixa escolaridade e renda familiar, pardos e pretos, história de internação por problemas de pulmão na infância, ser fumante e trabalhar com poeira ou pó. Particularidades do clima e das atividades laborais devem ser consideradas no planejamento das ações em saúde.

Keywords : Doenças Respiratórias; Sinais e Sintomas Respiratórios; Sons Respiratórios.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese