SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25 issue9Use of clinical guidelines and the results in primary healthcare for hypertensionContraceptive discontinuation and non-use in Santarém, Brazilian Amazon author indexsubject indexarticles search
Home Page  

Cadernos de Saúde Pública

Print version ISSN 0102-311X

Abstract

NORMAN, Armando Henrique  and  TESSER, Charles Dalcanale. Prevenção quaternária na atenção primária à saúde: uma necessidade do Sistema Único de Saúde. Cad. Saúde Pública [online]. 2009, vol.25, n.9, pp. 2012-2020. ISSN 0102-311X.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-311X2009000900015.

Em 2003, a Organização Mundial de Colégios Nacionais, Academias e Associações Acadêmicas de Médicos gerais/Médicos de Família (WONCA) propôs um conceito relativamente pouco discutido que visa proteger os pacientes da intervenção médica desnecessária e prevenir iatrogenias: a prevenção quaternária. Tal conceito tem evidente relevância para a saúde pública e para o Sistema Único de Saúde (SUS), em tempos de intensa medicalização social e expansão da atenção à saúde via Estratégia Saúde da Família. Neste artigo, o conceito de prevenção quaternária é apresentado e contextualizado, e sua relevância é discutida, ressaltando três situações comuns do cuidado médico geradoras de grande iatrogenia: excesso de rastreamento, de solicitação de exames complementares e de medicalização de fatores de risco. Defende-se a necessidade da adoção e discussão deste conceito no SUS e especialmente na atenção primária à saúde.

Keywords : Atenção Primária à Saúde; Sistema Único de Saúde; Medicina Social.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese