SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25 issue9Contraceptive discontinuation and non-use in Santarém, Brazilian AmazonEstablishing the risk of neonatal mortality using a fuzzy predictive model author indexsubject indexarticles search
Home Page  

Cadernos de Saúde Pública

Print version ISSN 0102-311X

Abstract

LUCCHESE, Roselma; OLIVEIRA, Alice Guimarães Bottaro de; CONCIANI, Marta Ester  and  MARCON, Samira Reschetti. Saúde mental no Programa Saúde da Família: caminhos e impasses de uma trajetória necessária. Cad. Saúde Pública [online]. 2009, vol.25, n.9, pp. 2033-2042. ISSN 0102-311X.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-311X2009000900017.

Esse estudo tem como objeto a atenção à saúde mental no Programa Saúde da Família (PSF) e como pressuposto a complexidade desse atendimento. Os objetivos foram analisar as condições concretas da assistência à saúde mental em unidades de PSF de Cuiabá, Mato Grosso, Brasil, descrevendo a dinâmica assistencial e identificando situações e instrumentos utilizados pelos diferentes trabalhadores para atender problemas de sofrimento mental na comunidade. Por meio de metodologia exploratório-descritiva, foram estudados os discursos de oito equipes com os recursos da análise de conteúdo. Concluiu-se que a demanda de atendimento às pessoas com sofrimento mental não era registrada nos prontuários nem integrava projeto de intervenção individual ou familiar; algumas ações eram realizadas numa concepção leiga de "doença mental" e tratamento, e o recurso do encaminhamento para a rede especializada era freqüentemente acionado, apesar da precariedade desta, refletindo a necessidade de continuidade no processo de capacitação em saúde mental.

Keywords : Saúde Mental; Programa Saúde da Família; Pessoal de Saúde.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese