SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25 issue9Establishing the risk of neonatal mortality using a fuzzy predictive modelPrevalence of mental disorders associated with suicide attempts treated at an emergency hospital in Rio de Janeiro, Brazil author indexsubject indexarticles search
Home Page  

Cadernos de Saúde Pública

Print version ISSN 0102-311X

Abstract

GRANGEIRO, Alexandre et al. Contribuição dos Centros de Testagem e Aconselhamento (CTA) para o acesso ao diagnóstico da infecção pelo HIV no Brasil. Cad. Saúde Pública [online]. 2009, vol.25, n.9, pp. 2053-2063. ISSN 0102-311X.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-311X2009000900019.

A rede nacional de Centros de Testagem e Aconselhamento (CTA) foi implantada no Brasil nos anos 1980 para promover, anônima e confidencialmente, o diagnóstico do HIV. Em função da população abrangida e das dimensões da epidemia local, o estudo avaliou a cobertura dessa rede, utilizando dados de questionário auto-aplicado e de bancos de informações do DATASUS, PNUD e Programa Nacional de DST e AIDS. Aplicou-se teste t para comparações de média e qui-quadrado para proporções. Existem no Brasil 383 CTA, abrangendo 48,9% da população e 69,2% dos casos de AIDS. A rede está predominantemente implantada em regiões em que a epidemia é relevante, entretanto 85,3% das cidades com alta incidência não possuem CTA; ausência associada à menor estrutura de saúde e piores indicadores sociais. Observa-se desaceleração na expansão da rede, sendo um CTA implantado, em média, 16 anos após o primeiro caso de AIDS no município. O número de testes realizados no SUS é 2,3 vezes maior em cidades com CTA. A abrangência da rede é reduzida, minimizando a contribuição desses serviços na oferta do diagnóstico do HIV no Brasil.

Keywords : Testes Anônimos; Síndrome de Imunodeficiência Adquirida; Avaliação de Serviços de Saúde.

        · abstract in English     · text in English     · pdf in English