SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25 issue10Availability of generic drugs in the public sector and prices in the private sector in different regions of BrazilSick leave among employees of the São Paulo State Health Department, Brazil, 2004 author indexsubject indexarticles search
Home Page  

Cadernos de Saúde Pública

Print version ISSN 0102-311X

Abstract

LIMA, Margareth Guimarães et al. Qualidade de vida relacionada à saúde em idosos, avaliada com o uso do SF-36 em estudo de base populacional. Cad. Saúde Pública [online]. 2009, vol.25, n.10, pp. 2159-2167. ISSN 0102-311X.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-311X2009001000007.

Com o aumento da esperança de vida, a melhoria da qualidade de vida dos anos conquistados passou a ser um dos maiores desafios da saúde pública. O objetivo deste estudo foi avaliar a qualidade de vida relacionada à saúde (QVRS) de idosos do sudeste brasileiro segundo fatores demográficos e sócio-econômicos. O estudo transversal, de base populacional, incluiu 1.958 indivíduos com 60 anos ou mais. A QVRS foi avaliada com o instrumento SF-36. As menores médias de escores foram observadas nos domínios de vitalidade, saúde mental e estado geral de saúde, e as mais altas em aspectos emocionais, sociais e físicos. Apresentaram pior QVRS os idosos do sexo feminino, de idade mais avançada, com menor nível de renda, menor escolaridade e de religião evangélica. As maiores diferenças de escores entre os subgrupos sócio-demográficos foram observadas nos domínios de capacidade funcional e aspectos físicos. Os resultados apontam a necessidade dos programas de saúde levarem em conta a multidimensionalidade da saúde e as significativas desigualdades sociais presentes, de forma a priorizar os componentes mais comprometidos da QVRS e os subgrupos populacionais mais vulneráveis.

Keywords : Idoso; Qualidade de Vida; Iniqüidade Social; Questionários.

        · abstract in English     · text in English     · pdf in English