SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25 issue11Health care models for users of alcohol and other drugs: political discourse, knowledge, and practicesConstruct validity of a Portuguese version of the Female Sexual Function Index author indexsubject indexarticles search
Home Page  

Cadernos de Saúde Pública

Print version ISSN 0102-311X

Abstract

NOGUEIRA, Mário Círio; RIBEIRO, Luiz Cláudio  and  CRUZ, Oswaldo Gonçalves. Desigualdades sociais na mortalidade cardiovascular precoce em um município de médio porte no Brasil. Cad. Saúde Pública [online]. 2009, vol.25, n.11, pp. 2321-2332. ISSN 0102-311X.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-311X2009001100003.

As doenças cardiovasculares são a principal causa de morte em muitos países. No Brasil, a mortalidade por doenças cardiovasculares ocorre prematuramente em maior proporção do que em países ricos. Este estudo objetivou analisar a relação entre a mortalidade cardiovascular precoce e as condições sócio-econômicas no espaço urbano. Realizou-se um estudo ecológico, e as unidades de análise foram as regiões urbanas de um município da região sudeste de Minas Gerais. A relação entre a razão de mortalidade padronizada por doenças cardiovasculares e o Índice de Desenvolvimento Social (IDS) foi estudada por modelo linear generalizado com distribuição binomial negativa. Os bairros com melhores condições sócio-econômicas tiveram mortalidade por doenças cardiovasculares significantemente menor. A redução das desigualdades sócio-econômicas em cidades de médio porte pode contribuir para a redução das iniqüidades em saúde.

Keywords : Doenças Cardiovasculares; Mortalidade; Iniqüidade Social; Estudos Ecológicos.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese