SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25 issue11Social inequalities in premature cardiovascular mortality in a medium-size Brazilian cityLipid profile in adolescents: effect of intrauterine exposures author indexsubject indexarticles search
Home Page  

Cadernos de Saúde Pública

Print version ISSN 0102-311X

Abstract

PACAGNELLA, Rodolfo de Carvalho; MARTINEZ, Edson Zangiacomi  and  VIEIRA, Elisabeth Meloni. Validade de construto de uma versão em português do Female Sexual Function Index. Cad. Saúde Pública [online]. 2009, vol.25, n.11, pp. 2333-2344. ISSN 0102-311X.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-311X2009001100004.

Este trabalho teve como objetivos avaliar a validade de construto de uma versão do Female Sexual Function Index (FSFI). A versão foi inserida ao final de um questionário multidimensional e aplicada face a face em 235 mulheres esterilizadas. O índice de não resposta foi de 1,7%. A amostra apresentou-se bastante homogênea com baixa renda e nível educacional. Um coeficiente alfa de Cronbach de 0,948 indicou uma consistência interna muito alta. A análise fatorial demonstrou que o instrumento parece medir quatro fatores latentes: desejo/excitação, lubrificação, orgasmo/satisfação e dor. Isso pode referir-se a uma característica do próprio instrumento, às características da resposta sexual feminina ou ainda às peculiaridades culturais da amostra, o que pode interferir no entendimento das perguntas ou dos conceitos sobre os quais o instrumento versa. Assim aponta-se para necessidade de desenvolvimento de outros estudos na população geral para a definição do conjunto de propriedades do FSFI, como sua composição de fatores latentes e o estabelecimento de pontos de corte adequados à população brasileira.

Keywords : Sexualidade; Questionários; Saúde da Mulher.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese