SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25 issue11Prevalence of asthma symptoms and risk factors among adolescents in Tubarão and Capivari de Baixo, Santa Catarina State, BrazilSerological survey for arboviruses in Juruti, Pará State, Brazil author indexsubject indexarticles search
Home Page  

Cadernos de Saúde Pública

Print version ISSN 0102-311X

Abstract

GONCALVES, Carla Vitola; CESAR, Juraci Almeida  and  MENDOZA-SASSI, Raul A.. Qualidade e eqüidade na assistência à gestante: um estudo de base populacional no Sul do Brasil. Cad. Saúde Pública [online]. 2009, vol.25, n.11, pp. 2507-2516. ISSN 0102-311X.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-311X2009001100020.

Estudo de base populacional com objetivo de avaliar a cobertura da assistência pré-natal, de acordo com a renda familiar, em município do Sul do Brasil. As informações foram coletadas por questionário, com as mães nas primeiras 24 horas após o parto. Observa-se que a cobertura pré-natal, o inicio das consultas no primeiro trimestre, a realização de seis consultas ou mais, a execução do exame das mamas e do exame especular, a realização dos exames de laboratório da rotina pré-natal do Programa de Humanização no Pré-natal e Nascimento (PHPN) e a realização da ultra-sonografia, aumentam com a melhoria da renda familiar, sendo mais realizados nas gestantes do quartil de maior renda (p < 0,001). Apesar destes resultados, a prevalência de baixo peso ao nascer não apresentou diferença estatística significante entre os diferentes quartis. O serviço local de saúde mostrou-se pouco efetivo porque apenas 26,8% dos pré-natais foram classificados como adequados, segundo parâmetros do PHPN, e desigual porque as pacientes do menor quartil de renda tiveram o acompanhamento da sua gestação com qualidade inferior à das pacientes do quarto quartil.

Keywords : Cuidado Pré-Natal; Qualidade da Assistência à Saúde; Eqüidade em Saúde.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese