SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25 suppl.3Assessing patient adherence to chronic diseases treatment: differentiating between epidemiological and clinical approachesPhysical activity in Brazil: a systematic review author indexsubject indexarticles search
Home Page  

Cadernos de Saúde Pública

Print version ISSN 0102-311X

Abstract

SOAREZ, Patrícia Coelho de; NOVAES, Hillegonda Maria Dutilh  and  SARTORI, Ana Marli Christovan. Impacto da metodologia nos resultados de avaliações econômicas de programas de vacinação da varicela: é importante para o processo de tomada de decisão?. Cad. Saúde Pública [online]. 2009, vol.25, suppl.3, pp. S401-S414. ISSN 0102-311X.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-311X2009001500006.

O presente trabalho tem por objetivo rever a literatura sobre avaliação econômica de programas de vacinação infantil contra varicela, e discutir como a heterogeneidade em aspectos metodológicos e na estimativa dos parâmetros pode afetar os resultados dos estudos. Após aplicação dos critérios de inclusão, 27 estudos do período de 1980 a 2008 foram analisados com relação às diferenças metodológicas. Observou-se grande heterogeneidade na perspectiva adotada, valoração dos custos indiretos, tipo de modelo empregado, modelagem do efeito no herpes zoster, e na estimativa dos parâmetros de preço e eficácia da vacina. O fator que mais impactou os resultados foi a inclusão dos custos indiretos seguido da perspectiva e preço de vacina adotados. A escolha de um determinado aspecto metodológico ou parâmetro afetou os resultados e conclusões dos estudos. É de fundamental importância que os autores apresentem essas escolhas com transparência para que os usuários das avaliações econômicas compreendam as repercussões dessas escolhas, e em qual direção os resultados das análises foram conduzidos.

Keywords : Avaliação de Custo-Efetividade; Custos e Análise de Custo; Programas de Imunização; Varicela.

        · abstract in English     · text in English     · pdf in English