SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25 suppl.3Physical activity in Brazil: a systematic reviewMagnetic fields and acute lymphoblastic leukemia in children: a systematic review of case-control studies author indexsubject indexarticles search
Home Page  

Cadernos de Saúde Pública

Print version ISSN 0102-311X

Abstract

GONZALEZ, David; NAZMI, Aydin  and  VICTORA, Cesar G.. Pobreza na infância e obesidade abdominal na vida adulta: revisão sistemática. Cad. Saúde Pública [online]. 2009, vol.25, suppl.3, pp. S427-S440. ISSN 0102-311X.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-311X2009001500008.

Condições sócio-econômicas adversas na infância podem exercer efeitos duradouros sobre a saúde de adultos, mas são poucos os estudos longitudinais que avaliaram os efeitos sobre a obesidade abdominal. Estudos transversais em adultos de países de renda média e alta mostram uma associação inversa entre obesidade e posição sócio-econômica atual em mulheres, mas para os homens não se observa um padrão consistente. Entre homens e crianças de ambos os sexos não existe um padrão definido. Foi realizada uma revisão sistemática dos estudos que avaliaram a posição sócio-econômica precoce e o seu efeito na circunferência da cintura, a circunferência do quadril e/ou na razão cintura-quadril em adultos. Dos 13 trabalhos incluídos (cinco transversais e oito coortes), apenas um foi realizado em um país de renda média, sendo os demais provenientes de países de renda alta. Em todos os estudos, a pobreza na infância esteve associada com maiores níveis de obesidade abdominal em mulheres. Em homens, as associações foram de menor magnitude e não houve consistência entre os estudos em termos da direção do efeito da posição sócio-econômica.

Keywords : Gordura Abdominal; Obesidade; Pobreza.

        · abstract in English     · text in English     · pdf in English