SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.26 issue5Dietary intake and energy balance in the adult population in Niterói, Rio de Janeiro State, Brazil: the Nutrition, Physical Activity, and Health Survey (PNAFS)HPV vaccine introduction at the local level in a developing country: attitudes and criteria among key actors author indexsubject indexarticles search
Home Page  

Cadernos de Saúde Pública

Print version ISSN 0102-311X

Abstract

INOUYE, Keika; PEDRAZZANI, Elisete Silva  and  PAVARINI, Sofia Cristina Iost. Implicações da doença de Alzheimer na qualidade de vida do cuidador: um estudo comparativo. Cad. Saúde Pública [online]. 2010, vol.26, n.5, pp. 891-899. ISSN 0102-311X.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-311X2010000500011.

Este estudo teve como objetivo comparar a percepção geral e de cada dimensão de qualidade de vida de um grupo de cuidadores de idosos com doença de Alzheimer com um grupo de não-cuidadores emparelhado quanto às variáveis sociodemográficas. As medidas de qualidade de vida foram obtidas por meio da Escala de Avaliação da Qualidade de Vida na Doença de Alzheimer - Versão Cuidador. Foram realizadas análises estatísticas (descritivas e regressão logística ordinal). O grupo de cuidadores apresentou chance maior e significativa de avaliar negativamente as dimensões saúde física, disposição, humor, memória, você em geral e capacidade para fazer atividades de lazer quando comparado ao grupo de não-cuidadores. Quanto aos escores totais de qualidade de vida, a média obtida foi de 38,83 pontos para cuidadores e de 41,81 para não-cuidadores. Esses dados sugerem que o convívio com a doença de Alzheimer influencia negativamente o escore total e algumas dimensões de qualidade de vida do cuidador familiar.

Keywords : Cuidadores; Qualidade de Vida; Doença de Alzheimer; Demência.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese