SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.26 issue5Bed-sharing in the first semester of life: prevalence and associated factorsHealth needs and masculinities: primary health care services for men author indexsubject indexarticles search
Home Page  

Cadernos de Saúde Pública

Print version ISSN 0102-311X

Abstract

ALMEIDA, Erika Rodrigues de et al. Avaliação participativa do Programa Nacional de Suplementação de Vitamina A em um município da Região Nordeste do Brasil. Cad. Saúde Pública [online]. 2010, vol.26, n.5, pp. 949-960. ISSN 0102-311X.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-311X2010000500017.

Esta pesquisa teve o propósito de avaliar o Programa Nacional de Suplementação de Vitamina A em um município da Região Nordeste do Brasil, com a participação de responsáveis por crianças menores de cinco anos de idade. Trata-se de um estudo transversal, de base populacional, com abordagens qualitativa e quantitativa. Foram realizadas 657 entrevistas estruturadas e análise do registro das doses de vitamina A nos cartões de vacinação das crianças. Observou-se que a população tem acesso às megadoses de vitamina A. No entanto, percebeu-se uma fragilidade no conhecimento acerca do programa e da vitamina A, especialmente entre a população de menor escolaridade. Observou-se ainda que a cobertura do programa está aquém da meta recomendada pelo Ministério da Saúde, sobretudo a partir dos 18 meses de idade. Diante do exposto, é necessário intensificar as ações educativas relacionadas ao programa, no intuito de orientar e sensibilizar os responsáveis quanto à importância da vitamina A, de sua suplementação e da ingestão de alimentos-fonte deste nutriente para a saúde da criança.

Keywords : Vitamina A; Programas e Políticas de Alimentação e Nutrição; Saúde da Criança.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese