SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.26 issue5Participatory evaluation of the National Program for Vitamin A Supplementation in a municipality in Northeast BrazilSelf-rated health and working conditions among workers from primary health care centers in Brazil author indexsubject indexarticles search
Home Page  

Cadernos de Saúde Pública

Print version ISSN 0102-311X

Abstract

SCHRAIBER, Lilia Blima et al. Necessidades de saúde e masculinidades: atenção primária no cuidado aos homens. Cad. Saúde Pública [online]. 2010, vol.26, n.5, pp. 961-970. ISSN 0102-311X.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-311X2010000500018.

Estudam-se relações entre masculinidades e cuidado em saúde, abordando o reconhecimento de necessidades por homens usuários de atenção primária e respostas dos serviços. É parte de pesquisa realizada em quatro estados brasileiros, com oito serviços amostrados por conveniência. Triangulou-se observação etnográfica com entrevistas semi-estruturadas com 182 usuários de 15 a 65 anos e com 72 profissionais. A análise temática dos registros etnográficos e das entrevistas foi baseada nos referenciais de gênero e em estudos do trabalho em saúde. Os resultados apontam como a medicalização das necessidades de saúde marca usuários, profissionais e serviços, ocultando questões vinculadas à masculinidade. Permitem caracterizar a atenção primária como voltada para as mulheres, reproduzindo no funcionamento dos serviços e nos desempenhos profissionais as desigualdades de gênero, em que para as mulheres há a disciplina do cuidado e para os homens, impropriedades para assistir e cuidar.

Keywords : Saúde do Homem; Gênero e Saúde; Atenção Primária à Saúde.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese