SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.26 issue5Patient satisfaction at Specialized Dental Clinics in Recife, Pernambuco State, BrazilSpatial pattern, water use and risk levels associated with the transmission of schistosomiasis on the north coast of Pernambuco, Brazil author indexsubject indexarticles search
Home Page  

Cadernos de Saúde Pública

Print version ISSN 0102-311X

Abstract

ROCHA, Cristianne Maria Famer; DIAS, Sonia Ferreira  and  GAMA, Ana Filipa. Conhecimentos sobre o uso de contraceptivos e prevenção de DST: a percepção de mulheres imigrantes. Cad. Saúde Pública [online]. 2010, vol.26, n.5, pp. 1003-1012. ISSN 0102-311X.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-311X2010000500022.

A saúde sexual e reprodutiva representa uma das principais preocupações da Saúde Pública, pois afeta a saúde e o bem-estar dos indivíduos e compromete o nível social e econômico das sociedades. Muitos problemas relacionados à saúde sexual e reprodutiva são acentuados em grupos socialmente desfavorecidos, como os imigrantes. Esta investigação aprofunda o conhecimento de alguns aspectos sobre a saúde sexual e reprodutiva de imigrantes brasileiras e africanas em Portugal, particularmente em relação ao uso de métodos contraceptivos, infecções sexualmente transmissíveis e uso do preservativo. A coleta de dados se deu a partir da realização de grupos focais com mulheres imigrantes, em idade fértil, residentes em Portugal e provenientes do Brasil ou de Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa. Os resultados permitem compreender as percepções e conhecimentos das participantes em relação às temáticas abordadas e determinar os aspectos a serem levados em conta para melhor atender suas necessidades de saúde sexual e reprodutiva.

Keywords : Saúde Sexual e Reprodutiva; Saúde da Mulher; Emigrantes e Imigrantes; Prevenção de Doenças Transmissíveis.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese