SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27 issue2Physical activity, health-related quality of life and depression during pregnancy author indexsubject indexarticles search
Home Page  

Cadernos de Saúde Pública

Print version ISSN 0102-311X

Abstract

COELLI, Anna Paula; NASCIMENTO, Larissa Rangel; MILL, Jose Geraldo  and  MOLINA, Maria del Carmen Bisi. Prematuridade como fator de risco para pressão arterial elevada em crianças: uma revisão sistemática. Cad. Saúde Pública [online]. 2011, vol.27, n.2, pp. 207-218. ISSN 0102-311X.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-311X2011000200002.

Estudos epidemiológicos têm sugerido que a hipertensão arterial é uma doença que tem início na infância e a prematuridade, crianças nascidas com menos de 37 semanas, um possível fator associado ao desenvolvimento deste agravo. Este estudo tem por objetivo identificar a associação entre prematuridade e elevação da pressão arterial em crianças por meio de revisão sistemática da literatura. Foram selecionados artigos das bases de dados MEDLINE, LILACS e SciELO publicados no período de 1998 a 2009. Excluiu-se os que não apresentavam resumo, redigidos em idioma diferente do inglês, português e espanhol e os que não objetivavam analisar a relação entre prematuridade e hipertensão. Foram analisados 9 artigos: 5 estudos de caso-controle, 2 transversais e 2 de coorte. Prematuridade não esteve associada à elevação da pressão arterial na infância na maioria dos artigos analisados, porém, sua influência não deve ser descartada, tendo em vista a pequena produção sobre o assunto, bem como as grandes diferenças metodológicas observadas nos estudos publicados no período analisado.

Keywords : Hipertensão; Prematuro; Criança.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese