SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27 issue2Preterm birth as a risk factor for high blood pressure in children: a systematic reviewTrends in the proportion of low birth weight from 1994 to 2004 in Rio Grande do Sul State, Brazil: a multilevel analysis author indexsubject indexarticles search
Home Page  

Cadernos de Saúde Pública

Print version ISSN 0102-311X

Abstract

TENDAIS, Iva; FIGUEIREDO, Bárbara; MOTA, Jorge  and  CONDE, Ana. Atividade física, qualidade de vida e depressão durante a gravidez. Cad. Saúde Pública [online]. 2011, vol.27, n.2, pp. 219-228. ISSN 0102-311X.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-311X2011000200003.

Este estudo examina os padrões de atividade física antes da concepção até o segundo trimestre de gravidez e a relação entre o nível de atividade física, com base nas recomendações de atividade física, a qualidade de vida relacionada à saúde (QVRS) e depressão ao longo da gravidez. Cinquenta e seis grávidas saudáveis reportaram nível de atividade física, QVRS e depressão às 10-15 e 19-24 semanas de gravidez, além de atividade física antes da concepção. Enquanto a atividade física vigorosa no lazer diminuiu depois da concepção, as atividades físicas moderadas no lazer e no trabalho mantiveram-se estáveis. A prevalência de atividade física recomendada foi de 39,3%, 12,5% e 14,3% antes, no primeiro e no segundo trimestres de gravidez, respectivamente. Independentemente do estatuto de atividade física, a maior parte dos escores nas dimensões físicas da QVRS diminui do primeiro para o segundo trimestre de gestação, e apenas o componente mental aumenta. Não se verificaram alterações nos escores médios de depressão. Estes dados sugerem que, com a gravidez, há alteração nos padrões de atividade física; além disso, os componentes físico e mental são diferentemente afetados pelo curso da gestação, independentemente do nível de atividade física.

Keywords : Atividade Motora; Qualidade de Vida; Depressão; Gravidez.

        · abstract in English     · text in English     · pdf in English