SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27 issue2Infant mortality rate in Cuiabá, Mato Grosso State, Brazil, 2005: a comparison between direct calculation and linkage between the live birth and infant mortality databasesComplementary feeding and nutritional status of 6-24-month-old children in Acrelândia, Acre State, Western Brazilian Amazon author indexsubject indexarticles search
Home Page  

Cadernos de Saúde Pública

Print version ISSN 0102-311X

Abstract

BADUY, Rossana Staevie; FEUERWERKER, Laura Camargo Macruz; ZUCOLI, Marlene  and  BORIAN, Joelma Teixeira. A regulação assistencial e a produção do cuidado: um arranjo potente para qualificar a atenção. Cad. Saúde Pública [online]. 2011, vol.27, n.2, pp. 295-304. ISSN 0102-311X.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-311X2011000200011.

A produção do cuidado integral e a eqüidade são desafios na gestão do SUS. Analisou-se um arranjo da gestão municipal para a produção do cuidado implantado por meio da regulação assistencial com o objetivo de enriquecer as reflexões sobre o tema. Foi realizado estudo de caso em que os dados foram obtidos mediante observação, entrevistas, narrativas escritas e análise documental. Os sujeitos da pesquisa foram gestores e trabalhadores da Secretaria de Saúde. Como resultado destaca-se um conceito de rede viva, produzida ativamente pela construção de relações entre os trabalhadores dos diferentes serviços. Destacam-se as ações de apoio ao cuidado produzido pelas equipes, com base na regulação assistencial e na gestão dos processos de trabalho. Os resultados foram expressivos na qualificação do cuidado, na redução das filas às especialidades e na satisfação dos profissionais. Como marca do processo, evidencia-se a necessidade de enriquecer, em ato, os saberes técnicos com as tecnologias leves e os saberes produzidos em movimentos ativos da gestão para a produção do cuidado.

Keywords : Gestão em Saúde; Assistência Integral à Saúde; Saúde da Família.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese