SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27 issue2Complementary feeding and nutritional status of 6-24-month-old children in Acrelândia, Acre State, Western Brazilian AmazonStroke mortality by residence and place of death: Paraná State, Brazil, 2007 author indexsubject indexarticles search
Home Page  

Cadernos de Saúde Pública

Print version ISSN 0102-311X

Abstract

OLIVEIRA, Evangelina Xavier Gouveia de et al. Acesso à assistência oncológica: mapeamento dos fluxos origem-destino das internações e dos atendimentos ambulatoriais. O caso do câncer de mama. Cad. Saúde Pública [online]. 2011, vol.27, n.2, pp. 317-326. ISSN 0102-311X.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-311X2011000200013.

Este estudo analisa o fluxo de pacientes atendidas com câncer de mama, no Brasil, no âmbito do SUS, segundo o tipo de tratamento recebido. Foram identificadas redes de atenção oncológica com base nas informações do Sistema de Informações Hospitalares e do Sistema Informações Ambulatoriais de Alta Complexidade em Oncologia, relativas ao período 2005-2006, utilizando os programas TabWin e TerraView. O atendimento está amplamente distribuído pelo território nacional, com forte concentração nos maiores centros, e indícios de escassez de atendimento mesmo nas regiões onde a oferta de serviços é maior. Grande proporção das pacientes reside a mais de 150km do local de atendimento. A identificação das redes constitui ferramenta com aplicação importante no planejamento e na melhoria da distribuição dos serviços, considerando que o acesso geográfico é relevante para o desfecho do tratamento. A redução das taxas de morbidade e mortalidade depende da identificação precoce, pois, uma vez identificado o caso, o tratamento adequado e ágil concorre para reduzir os impactos da doença.

Keywords : Neoplasmas de Mama; Análise Espacial; Acesso aos Serviços de Saúde; Sistemas de Informação.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese