SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27 issue2Interaction between dietary intake and GSTM1 and GSTT1 polymorphisms in head and neck cancer risk: a case-control study in São Paulo, Brazil author indexsubject indexarticles search
Home Page  

Cadernos de Saúde Pública

Print version ISSN 0102-311X

Abstract

FONTANELLA, Bruno Jose Barcellos et al. Amostragem em pesquisas qualitativas: proposta de procedimentos para constatar saturação teórica. Cad. Saúde Pública [online]. 2011, vol.27, n.2, pp. 388-394. ISSN 0102-311X.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-311X2011000200020.

A transparência metodológica na pesquisa qualitativa é fator que contribui para sua confiabilidade, devendo ser garantida pelos pesquisadores. A utilização do critério de fechamento amostral por saturação é freqüente, entretanto a maneira como este processo ocorreu é raramente explicitado nos relatórios de pesquisa. Dificuldades técnicas para uma constatação objetiva da saturação também são comuns entre os pesquisadores qualitativos. Neste texto, propõe-se um modo prático de organizar o trabalho de fechamento amostral por saturação, expondo uma seqüência de oito passos procedimentais de tratamento e análise de dados coletados em entrevistas não-dirigidas com questões abertas ou em grupos focais. Almeja-se contribuir para que os pesquisadores explicitem objetivamente o modo como a saturação ocorreu e, aos seus leitores, conhecer como se deu este processo.

Keywords : Amostragem; Tamanho da Amostra; Pesquisa Qualitativa; Métodos.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese