SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27 issue3Cohort study for monitoring cardiovascular risk factors in children using a primary health care service: methods and initial resultsDietary patterns and correlates in adults living in Ribeirão Preto, São Paulo State, Brazil: the OBEDIARP Project author indexsubject indexarticles search
Home Page  

Cadernos de Saúde Pública

Print version ISSN 0102-311X

Abstract

MACHADO, Cristiani Vieira; BAPTISTA, Tatiana Wargas de Faria  and  NOGUEIRA, Carolina de Oliveira. Políticas de saúde no Brasil nos anos 2000: a agenda federal de prioridades. Cad. Saúde Pública [online]. 2011, vol.27, n.3, pp. 521-532. ISSN 0102-311X.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-311X2011000300012.

O artigo analisa as prioridades da política nacional da saúde no período de 2003 a 2008, correspondente ao Governo Lula. A pesquisa envolveu revisão bibliográfica, análise documental, análise de dados e entrevistas com dirigentes federais. Foram identificadas quatro prioridades na agenda federal da saúde: a Estratégia Saúde da Família, o Brasil Sorridente, os Serviços de Atendimento Móvel de Urgência e o programa Farmácia Popular. A primeira configura uma política de alta densidade institucional, iniciada no governo anterior, constituindo um exemplo de "dependência da trajetória". As demais foram adotadas como marcos de governo e trouxeram inovações em áreas em que havia fragilidades da atuação federal. As quatro políticas prioritárias analisadas se voltam para problemas relevantes do sistema de saúde brasileiro, porém apresentam diferenças quanto à sua trajetória, base de apoio e implicações para os princípios do Sistema Único de Saúde. Apesar de mudanças incrementais, observou-se a predominância de elementos de continuidade na política nacional de saúde no período.

Keywords : Política de Saúde; Agenda de Prioridades em Saúde; Sistema Único de Saúde; Governo Federal.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese