SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27 issue6Prevalence of pre-hypertension and arterial hypertension and evaluation of associated factors in children and adolescents in public schools in Salvador, Bahia State, BrazilSurvival and risk factors for neonatal mortality in a cohort of very low birth weight infants in the southern region of São Paulo city, Brazil author indexsubject indexarticles search
Home Page  

Cadernos de Saúde Pública

Print version ISSN 0102-311X

Abstract

SILVA JUNIOR, Sérgio Henrique Almeida da; VASCONCELOS, Ana Glória Godoi; GRIEP, Rosane Harter  and  ROTENBERG, Lúcia. Validade e confiabilidade do índice de capacidade para o trabalho (ICT) em trabalhadores de enfermagem. Cad. Saúde Pública [online]. 2011, vol.27, n.6, pp. 1077-1087. ISSN 0102-311X.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-311X2011000600005.

Este artigo estima a validade e a confiabilidade do índice de capacidade para o trabalho (ICT) em 1.436 trabalhadores de enfermagem de três hospitais públicos do Rio de Janeiro, Brasil. Foi estimada a validade dimensional, por meio de análise fatorial exploratória e também a validade correlacional, relacionando o ICT com construtos teoricamente relevantes. A confiabilidade foi avaliada pela análise de consistência interna utilizando o coeficiente alfa de Cronbach e ômega de McDonald. A análise fatorial indicou uma estrutura bidimensional, explicando 52,8% da variância acumulada para os componentes principais e 42% para os eixos principais. As hipóteses teóricas da validade de construto foram confirmadas com correlação direta e significativa do ICT com os escores de recompensa, controle e autoavaliação do estado de saúde; correlação inversa e significativa com a escala de necessidade de recuperação após o trabalho, distúrbios psíquicos menores, esforço, excesso de comprometimento e demanda. Concluiu-se que o ICT apresentou propriedades psicométricas adequadas.

Keywords : Pessoa de Saúde; Reprodutibilidade dos Testes; Validade dos Testes.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese