SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27 issue6The relationship between levels of income inequality and dental caries and periodontal diseasesSmoking, work status, and gender: analysis of the Brazilian National Household Sample Survey, 2008 author indexsubject indexarticles search
Home Page  

Cadernos de Saúde Pública

Print version ISSN 0102-311X

Abstract

CAMPOLINA, Alessandro Gonçalves; PINHEIRO, Marcelo M.; CICONELLI, Rozana Mesquita  and  FERRAZ, Marcos Bosi. Qualidade de vida da população adulta brasileira através do questionário SF-8. Cad. Saúde Pública [online]. 2011, vol.27, n.6, pp. 1121-1131. ISSN 0102-311X.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-311X2011000600009.

Avaliar a qualidade de vida da população adulta brasileira, com base em normas populacionais norte-americanas. Estudo transversal de base populacional, por amostragem probabilística. Dois mil, quatrocentos e vinte indivíduos (725 homens e 1.695 mulheres) com idade de 40 anos ou mais foram avaliados em diferentes regiões geográficas brasileiras. Um questionário sociodemográfico e o SF-8 (Short Form-8) foram aplicados através de entrevista. Estatísticas descritivas, a análise de variância (ANOVA), o teste de Mann-Whitney e o teste de Tukey foram utilizados. O sexo feminino, a população da Região Nordeste e de Brasília (Distrito Federal), Goiânia (Goiás) e Campo Grande (Mato Grosso do Sul) apresentaram os piores níveis de qualidade de vida. A idade, a escolaridade e a renda familiar influenciaram negativamente vários domínios de qualidade de vida. O presente estudo apresenta estimativas de qualidade de vida, baseadas no SF-8, para a população adulta brasileira. As médias dos domínios e componentes sumários do SF-8 parecem sofrer influência do sexo, da região geográfica, da renda familiar, da idade e da escolaridade dos participantes.

Keywords : Qualidade de Vida; Enquete Socioeconômica; Demografia; Nível de Saúde.

        · abstract in English     · text in English     · pdf in English