SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27 issue6Nutritional factors associated with chronic non-communicable diseases - the Bambuí Project: a population-based studyThe effects of Brazilian Federal regulation on health financing author indexsubject indexarticles search
Home Page  

Cadernos de Saúde Pública

Print version ISSN 0102-311X

Abstract

BARBUSCIA, Denise Machado  and  RODRIGUES-JUNIOR, Antonio Luiz. Completude da informação nas Declarações de Nascido Vivo e nas Declarações de Óbito, neonatal precoce e fetal, da região de Ribeirão Preto, São Paulo, Brasil, 2000-2007. Cad. Saúde Pública [online]. 2011, vol.27, n.6, pp. 1192-1200. ISSN 0102-311X.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-311X2011000600016.

Os objetivos do estudo foram avaliar a completude do preenchimento de nove campos comuns à Declaração de Nascido Vivo (DNV) e à Declaração de Óbito (DO), bem como o desempenho da recuperação de informações de óbitos neonatais precoces. Foram considerados os registros de nascidos vivos, de óbitos neonatais precoces e fetais, em residentes nos municípios da região de Ribeirão Preto, São Paulo, Brasil, de 2000 a 2007; no pareamento de bases de dados de nascidos vivos e de óbitos, foram recuperadas as informações dos óbitos neonatais precoces. A DNV apresentou bom preenchimento e a DO, precário; a recuperação de informações de óbito foi satisfatória, exceto para escolaridade da mãe, quantidade de filhos tidos vivos e filhos tidos mortos. Os resultados mostraram que é necessário melhorar o preenchimento da DO e que o processo de recuperação aprimorou a completude da informação nas bases de dados dos óbitos neonatais precoces. O uso de relatórios sobre as investigações de óbitos em nível local é recomendado como uma estratégia para tornar mais completos os bancos de dados de óbito.

Keywords : Nascimento Vivo; Morte Fetal; Mortalidade Neonatal Precoce; Declarações.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese