SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27 issue6The effects of Brazilian Federal regulation on health financingFactors associated with benzodiazepine prescription by local health services in Coronel Fabriciano, Minas Gerais State, Brazil author indexsubject indexarticles search
Home Page  

Cadernos de Saúde Pública

Print version ISSN 0102-311X

Abstract

BERNARDI, Juliana Rombaldi; GAMA, Cíntia Mendes  and  VITOLO, Márcia Regina. Impacto de um programa de atualização em alimentação infantil em unidades de saúde na prática do aleitamento materno e na ocorrência de morbidade. Cad. Saúde Pública [online]. 2011, vol.27, n.6, pp. 1213-1222. ISSN 0102-311X.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-311X2011000600018.

O objetivo deste estudo foi avaliar o impacto de um programa de atualização em alimentação infantil na prática do aleitamento materno exclusivo (AME), ocorrência de diarreia e de sintomas de morbidade respiratória. Ensaio de campo randomizado por conglomerados foi conduzido na cidade de Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil, com vinte unidades básicas de saúde (UBS). Profissionais de saúde receberam informações sobre os Dez Passos da Alimentação Saudável para Crianças Menores de Dois Anos de Idade. Foram avaliadas 619 crianças com idade entre 6-9 meses. Observou-se maior duração do AME (p = 0,02) no grupo intervenção, porém sem significância na prevalência de diarreia e sintomas de morbidade respiratória. Análises complementares mostraram que a duração do AME foi maior no grupo de crianças sem ocorrência de diarreia (p = 0,001) e sem sintomas de morbidades respiratórias (p =0,03). Tais resultados sugerem que a estratégia de atualização não foi suficiente para interferir na ocorrência de morbidades, contudo foi eficaz em aumentar o tempo de AME.

Keywords : Aleitamento Materno; Diarreia Infantil; Doenças Respiratórias; Serviços de Saúde.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese