SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27 issue6An infant feeding update program at healthcare centers and its impact on breastfeeding and morbidityDiabetes mellitus: factors associated with prevalence in the elderly, control measures and practices, and health services utilization in São Paulo, Brazil author indexsubject indexarticles search
Home Page  

Cadernos de Saúde Pública

Print version ISSN 0102-311X

Abstract

FIRMINO, Karleyla Fassarela; ABREU, Mauro Henrique Nogueira Guimarães de; PERINI, Edson  and  MAGALHAES, Sérgia Maria Starling. Fatores associados ao uso de benzodiazepínicos no serviço municipal de saúde da cidade de Coronel Fabriciano, Minas Gerais, Brasil. Cad. Saúde Pública [online]. 2011, vol.27, n.6, pp. 1223-1232. ISSN 0102-311X.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-311X2011000600019.

O uso inadequado de benzodiazepínicos é observado em diversos países. Este estudo transversal avaliou os fatores associados à prescrição de benzodiazepínicos para os usuários do Serviço Municipal de Saúde de Coronel Fabriciano, Minas Gerais, Brasil. A coleta de dados foi feita a partir da notificação das receitas (n = 1.866), entre setembro e outubro de 2006. Análises bivariada e multivariada, utilizando regressão de Poisson, foram executadas. O uso prolongado de benzodiazepínicos foi associado independentemente com o tipo de benzodiazepínico prescrito e cadastro em programas de saúde. O uso concomitante de outros psicofármacos foi associado independentemente com a idade e cadastro nos programas de saúde. O tipo de benzodiazepínico utilizado (Diazepam ou Clonazepam) esteve independentemente associado com a idade e sexo dos pacientes, bem como, com a participação em programas de saúde. Os fatores associados à prescrição de benzodiazepínicos evidenciam a amplitude do problema e devem ser considerados no planejamento de intervenções para a racionalização da utilização desses medicamentos no município, particularmente na organização dos programas de saúde.

Keywords : Benzodiazepinas; Psicotrópicos; Farmacoepidemiologia.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese