SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27 issue7Probabilistic record linkage: recovery of data on infant deaths and stillbirths in Maranhão State, BrazilSocial epidemiology of a large outbreak of chickenpox in the Colombian sugar cane producer region: a set theory-based analysis author indexsubject indexarticles search
Home Page  

Cadernos de Saúde Pública

Print version ISSN 0102-311X

Abstract

SA, Naíza Nayla Bandeira de  and  MOURA, Erly Catarina de. Excesso de peso: determinantes sociodemográficos e comportamentais em adultos, Brasil, 2008. Cad. Saúde Pública [online]. 2011, vol.27, n.7, pp. 1380-1392. ISSN 0102-311X.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-311X2011000700013.

Este trabalho objetiva conhecer os determinantes sociodemográficos e comportamentais do excesso de peso entre adultos brasileiros, residentes nas capitais de estados e no Distrito Federal, com base em dados do sistema de Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico de 2008. A variável dependente foi excesso de peso e as independentes foram as sociodemográficas, as comportamentais e o estado nutricional aos 20 anos. Verificaram-se 44,4% de excesso de peso. Os fatores sociodemográficos associados ao excesso de peso em ambos os sexos foram: maior idade, união conjugal estável, maior escolaridade entre homens e menor entre mulheres. À exceção do excesso de peso aos 20 anos, os fatores comportamentais se associaram com o excesso de peso de modo diferente entre os sexos: no sexo masculino, não ser ativo no tempo livre; no feminino, padrão alimentar ruim e hábito de assistir à televisão. Os determinantes comportamentais do excesso de peso são diferentes para homens e mulheres, demonstrando a necessidade de estratégias diferenciadas.

Keywords : Sobrepeso; Comportamento; Adulto; Entrevista.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese