SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27 issue7Neuropsychomotor development: the Denver scale for screening cognitive and neuromotor delays in preschoolersPatterns of variation in the infant mortality rate in Rio Grande do Sul State, Brazil: comparison of empirical Bayesian and fully Bayesian approaches author indexsubject indexarticles search
Home Page  

Cadernos de Saúde Pública

Print version ISSN 0102-311X

Abstract

SANTOS JUNIOR, James Dean Oliveira dos  and  PEREIRA, Basílio de Bragança. Estudo dinâmico da mortalidade por tuberculose no Estado de São Paulo, Brasil: uma abordagem bayesiana. Cad. Saúde Pública [online]. 2011, vol.27, n.7, pp. 1415-1422. ISSN 0102-311X.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-311X2011000700016.

Neste trabalho, utilizamos a técnica bayesiana de modelos lineares dinâmicos para estudar a dinâmica da mortalidade por tuberculose (TB) no Estado de São Paulo, Brasil. O estudo confirma os resultados empíricos da literatura, que indicam o decaimento da mortalidade para esse estado na última década. Este trabalho também indica um crescimento no número de óbitos a partir de 2005. A análise das duas causas básicas com maior ocorrência revelou que tal aumento é em razão da coinfecção HIV/TB. Previsões para os próximos dois anos foram realizadas, dando poucas evidências para sustentar a continuidade de tendência decrescente do número de óbitos por TB.

Keywords : Tuberculose; Mortalidade; Validade dos Testes; Reprodutibilidade dos Testes.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese