SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27 issue8Alcohol consumption and associated factors in a city in Northeast BrazilPsychosocial work-related factors and musculoskeletal pain among schoolteachers author indexsubject indexarticles search
Home Page  

Cadernos de Saúde Pública

Print version ISSN 0102-311X

Abstract

AMARAL, Ana Carolina Soares; CORDAS, Táki Athanássios; CONTI, Maria Aparecida  and  FERREIRA, Maria Elisa Caputo. Equivalência semântica e avaliação da consistência interna da versão em português do Sociocultural Attitudes Towards Appearance Questionnaire-3 (SATAQ-3). Cad. Saúde Pública [online]. 2011, vol.27, n.8, pp. 1487-1497. ISSN 0102-311X.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-311X2011000800004.

O objetivo do estudo foi descrever o processo de adaptação transcultural do Sociocultural Attitudes Towards Appearance Questionnaire-3 (SATAQ-3) para a língua portuguesa. A metodologia foi baseada nas etapas de (1) tradução do questionário para o português; (2) retrotradução para o inglês; (3) comitê de peritos para construção da primeira versão; (4) avaliação da compreensão verbal por especialistas e por uma amostra da população-alvo; (5) análise da consistência interna do instrumento a partir do alfa de Cronbach. O instrumento foi traduzido para o português e a versão final contou com os 30 itens do instrumento original. Todos os itens foram interpretados como de fácil compreensão, tanto por especialistas quanto pela população-alvo. Os valores de consistência interna foram satisfatórios, sendo de 0,91 para toda a escala. O instrumento encontra-se traduzido e adaptado para o português, com evidências de boa compreensão e consistência interna, sendo ainda necessária a avaliação de sua equivalência de mensuração, validade externa e reprodutibilidade.

Keywords : Imagem Corporal; Transtornos Alimentares; Tradução; Estudos de Validação.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese