SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27 issue8Psychosocial work-related factors and musculoskeletal pain among schoolteachersPrevalence of lower back pain and associated factors in students author indexsubject indexarticles search
Home Page  

Cadernos de Saúde Pública

Print version ISSN 0102-311X

Abstract

LIMA, Elvira Caires de  and  VILASBOAS, Ana Luiza Queiroz. Implantação das ações intersetoriais de mobilização social para o controle da dengue na Bahia, Brasil. Cad. Saúde Pública [online]. 2011, vol.27, n.8, pp. 1507-1519. ISSN 0102-311X.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-311X2011000800006.

As discussões sobre o processo saúde-doença e promoção da saúde indicam a necessidade de extrapolar os limites do setor saúde e articular os conhecimentos de vários setores para promover melhor condição de saúde para a população. Diante disso, a intersetorialidade surgiu como uma nova lógica norteadora das políticas públicas. O objetivo geral foi analisar o processo de implantação das ações intersetoriais de mobilização social para o controle da dengue na Bahia, no período de 2008-2009. Trata-se de pesquisa avaliativa. Foi elaborado um modelo lógico norteador da construção de critérios utilizados para estimar o grau de implantação dessas ações (implantado - parcialmente implantado - não implantado). Os resultados apontaram como principal fator facilitador das práticas intersetoriais o apoio político das entidades governamentais e, como entraves, a concentração de atribuições sobre um único setor e a não utilização do planejamento como instrumento de trabalho. Os resultados do estudo evidenciam que a articulação intersetorial permanece um desafio a ser conquistado.

Keywords : Ação Intersetorial; Dengue; Participação Social; Políticas Públicas; Avaliação.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese