SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27 issue8Association between types of need, human development index, and infant mortality in Mexico, 2008Size at birth and mental health problems at 11 years of age in a Brazilian birth cohort author indexsubject indexarticles search
Home Page  

Cadernos de Saúde Pública

Print version ISSN 0102-311X

Abstract

PEDROSA, Adriano Antonio da Silva; CAMACHO, Luiz Antonio Bastos; PASSOS, Sônia Regina Lambert  and  OLIVEIRA, Raquel de Vasconcellos Carvalhaes de. Consumo de álcool entre estudantes universitários. Cad. Saúde Pública [online]. 2011, vol.27, n.8, pp. 1611-1621. ISSN 0102-311X.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-311X2011000800016.

O consumo de álcool é estimulado pela mídia apesar dos riscos inerentes à saúde. Estudantes da área de saúde serão os futuros profissionais a orientar a população ou servir de exemplo. O objetivo deste estudo foi analisar o consumo de álcool e fatores relacionados nestes estudantes. Participaram 608 estudantes universitários de Maceió, Alagoas, Brasil, de ambos os sexos, mediante a aplicação de um questionário autopreenchível. Foram empregados modelos de regressão de Poisson e logística multinomial. A prevalência de uso na vida de álcool foi de 90,4%. O abuso de álcool teve uma prevalência de 18,3% nos homens e 6,1% nas mulheres. Os que apresentaram maior consumo e abuso de álcool foram os do sexo masculino, de maior idade, naturais de outras cidades, fumantes e os expostos à publicidade do álcool. Os resultados deste estudo indicam uma vulnerabilidade destes jovens para condutas com risco para a saúde. Seu papel social futuro suscita necessidades distintas de formação universitária para que possam atuar profissionalmente nesta área.

Keywords : Consumo de Bebidas Alcoólicas; Estudantes; Comportamento.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese