SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27 issue8Size at birth and mental health problems at 11 years of age in a Brazilian birth cohortCharacteristics of physical and sexual violence against children and adolescents examined at the Forensic Medicine Institute in Maceió, Alagoas State, Brazil author indexsubject indexarticles search
Home Page  

Cadernos de Saúde Pública

Print version ISSN 0102-311X

Abstract

DESLANDES, Suely; MENDES, Corina Helena Figueira; LIMA, Jeanne de Souza  and  CAMPOS, Daniel de Souza. Indicadores das ações municipais para a notificação e o registro de casos de violência intrafamiliar e exploração sexual de crianças e adolescentes. Cad. Saúde Pública [online]. 2011, vol.27, n.8, pp. 1633-1645. ISSN 0102-311X.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-311X2011000800018.

A informação é essencial para o enfrentamento da violência contra crianças e adolescentes e a restauração de seus direitos. Este estudo apresenta indicadores para avaliação de ações municipais para a notificação e o registro de casos de violência intrafamiliar e exploração sexual de crianças e adolescentes formulados a partir de metodologias participativas e de consenso: Técnica Grupo Nominal (TGN) e Método Delphi. O marco referencial foi o acervo de políticas nacionais voltadas para a temática. Participaram do estudo, especialistas das cinco macrorregiões brasileiras. Foram obtidos a partir da análise de consenso dois cenários de análise incluindo, respectivamente, 3 e 20 indicadores.

Keywords : Violência Doméstica; Notificação de Abuso; Violência; Indicadores.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese