SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27 issue8Indicators of local actions for reporting and recording cases of domestic violence and sexual exploitation of children and adolescentsEstimated parameters in linkage between mortality and hospitalization databases according to quality of records on underlying cause of death author indexsubject indexarticles search
Home Page  

Cadernos de Saúde Pública

Print version ISSN 0102-311X

Abstract

GUIMARAES, João Alfredo Tenório Lins  and  VILLELA, Wilza Vieira. Características da violência física e sexual contra crianças e adolescentes atendidos no IML de Maceió, Alagoas, Brasil. Cad. Saúde Pública [online]. 2011, vol.27, n.8, pp. 1647-1653. ISSN 0102-311X.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-311X2011000800019.

O objetivo do estudo foi descrever as características da violência contra crianças e adolescentes atendidos no Instituto Médico-Legal de Maceió (IML/Maceió), Alagoas, Brasil. Entrevistaram-se 303 vítimas de violência, submetidas a exame de corpo de delito, de setembro/2008 a março/2009. Coletaram-se dados sobre tipo de violência, sexo, idade, escolaridade e classificação econômica da vítima; escolaridade da mãe; identificação do agressor e do denunciante e local da violência. A violência contra crianças e adolescentes que chegam ao IML/Maceió está concentrada nas camadas sociais mais baixas e tem nas meninas e jovens do sexo feminino as principais vítimas. Os agressores foram, na maioria, pessoas conhecidas da família. Predominaram casos de violência sexual entre as crianças e, física entre os adolescentes. A casa da vítima foi o local mais comum para a prática da violência. Estudos adicionais devem ser realizados para identificar se a violência contra crianças e adolescentes nos demais segmentos sociais não existe ou apenas não demanda exames de corpo de delito, o que contribui para sua invisibilidade.

Keywords : Agressão; Violência; Violência Sexual; Adolescente; Criança.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese