SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27 issue8Characteristics of physical and sexual violence against children and adolescents examined at the Forensic Medicine Institute in Maceió, Alagoas State, Brazil author indexsubject indexarticles search
Home Page  

Cadernos de Saúde Pública

Print version ISSN 0102-311X

Abstract

COELI, Cláudia Medina et al. Estimativas de parâmetros no linkage entre os bancos de mortalidade e de hospitalização, segundo a qualidade do registro da causa básica do óbito. Cad. Saúde Pública [online]. 2011, vol.27, n.8, pp. 1654-1658. ISSN 0102-311X.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-311X2011000800020.

O objetivo do estudo foi comparar as estimativas de parâmetros de linkage entre as bases de hospitalizações e de óbitos calculadas separadamente para uma amostra de óbitos com causas mal definidas e para os com causas definidas. As estimativas de parâmetros foram feitas considerando duas estratégias: (1) primeiro nome, último nome, dia, mês e ano de nascimento; (2) nome completo e data do nascimento. Na primeira estratégia, as estimativas do parâmetro para os campos primeiro e último nome foram iguais ou superiores a 97% em ambos os conjuntos analisados. Já os campos dia, mês e ano apresentaram valores baixos em ambos os conjuntos. Na segunda estratégia, houve diferença importante entre os dois grupos, com valores bem menores para nome completo e, especialmente, data de nascimento no grupo dos óbitos com causas mal definidas. Nossos resultados reforçam a necessidade de serem realizados estudos pilotos para avaliar possíveis heterogeneidades internas nas bases durante a fase de planejamento de projetos de linkage.

Keywords : Causas de Morte; Mortalidade; Base de Dados.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese