SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27 issue9A systematic review of the physical and chemical characteristics of pollutants from biomass burning and combustion of fossil fuels and health effects in BrazilChildhood cancer and pediatric oncologic care in Brazil: access and equity author indexsubject indexarticles search
Home Page  

Cadernos de Saúde Pública

Print version ISSN 0102-311X

Abstract

PAIVA, Vera; SEGURADO, Aluisio C.  and  FILIPE, Elvira Maria Ventura. A revelação da soropositividade por homens bissexuais e heterossexuais para parceiros sexuais: um desafio para o cuidado e a prevenção do HIV/AIDS. Cad. Saúde Pública [online]. 2011, vol.27, n.9, pp. 1699-1710. ISSN 0102-311X.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-311X2011000900004.

Este estudo investigou a revelação da soropositividade para parceiro/as sexuais por homens, hetero e bissexuais, usuários de serviços especializados no cuidado ao HIV/AIDS. Por meio de 250 entrevistas individuais e grupo focal descrevemos a revelação segundo características das parcerias e discutimos as dificuldades para manter ou estabelecer novas relações afetivo-sexuais e com o sexo protegido. Observamos que o temor à rejeição provoca isolamento e sofrimento e dificultava a revelação para parceira/os atuais ou futuro/as. Revelar requer confiança e foi mais frequente para parceira/os fixa/os, para soropositiva/os, para mulheres, e menos frequente para parceiro/as pagos por "programa". Heterossexuais revelavam mais. A maioria usava preservativos consistentemente, embora menos frequentemente com parceiros soropositivos. Para melhorar o cuidado integral de homens soropositivos, sugere-se a "gestão do estigma", atividades em grupo e abordagens baseadas em direitos humanos que capacitem profissionais para o cuidado da vida sexual-afetiva, da revelação e ao apoio ao viver com HIV.

Keywords : Sexualidade; HIV; Síndrome de Imunodeficiência Adquirida.

        · abstract in English     · text in English     · pdf in English