SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27 issue9Self-disclosure of HIV diagnosis to sexual partners by heterosexual and bisexual men: a challenge for HIV/AIDS care and preventionYears of potential life lost by female homicide victims in Recife, Pernambuco State, Brazil author indexsubject indexarticles search
Home Page  

Cadernos de Saúde Pública

Print version ISSN 0102-311X

Abstract

GRABOIS, Marilia Fornaciari; OLIVEIRA, Evangelina X. G. de  and  CARVALHO, Marilia Sá. O câncer infantil no Brasil: acesso e equidade. Cad. Saúde Pública [online]. 2011, vol.27, n.9, pp. 1711-1720. ISSN 0102-311X.

O câncer em crianças e adolescentes é raro e altamente curável se o tratamento for iniciado precocemente, no entanto representa a principal causa de óbito por doença nesse grupo. O objetivo deste estudo é discutir o acesso aos serviços de saúde de menores de 18 anos de idade com câncer no Brasil, a partir do mapeamento de óbitos e modalidades de tratamento no Sistema Único de Saúde (SUS). Os dados do período de 2000-2007 foram analisados por regional de saúde. Os mapas das taxas de mortalidade por câncer e indicadores de assistência - internações, quimioterapias e radioterapias - mostraram desigualdade no acesso pelo pequeno volume de tratamentos para residentes nas regiões mais carentes do país. Mesmo com a usual concentração de serviços especializados onde é maior a população, o acesso começa com a suspeita clínica na assistência básica seguido pelo encaminhamento para níveis mais complexos onde se estabelece o diagnóstico e se inicia o tratamento. Treinamento de pediatras para a suspeita clínica e definição de fluxos rápidos podem mudar esse quadro, aumentando a chance de cura.

Keywords : Diagnóstico Precoce; Neoplasias; Criança; Acesso aos Serviços de Saúde; Equidade.

        · abstract in English     · text in English     · pdf in English