SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27 issue9Self-disclosure of HIV diagnosis to sexual partners by heterosexual and bisexual men: a challenge for HIV/AIDS care and preventionYears of potential life lost by female homicide victims in Recife, Pernambuco State, Brazil author indexsubject indexarticles search
Home Page  

Cadernos de Saúde Pública

On-line version ISSN 1678-4464

Abstract

GRABOIS, Marilia Fornaciari; OLIVEIRA, Evangelina X. G. de  and  CARVALHO, Marilia Sá. O câncer infantil no Brasil: acesso e equidade. Cad. Saúde Pública [online]. 2011, vol.27, n.9, pp. 1711-1720. ISSN 1678-4464.

O câncer em crianças e adolescentes é raro e altamente curável se o tratamento for iniciado precocemente, no entanto representa a principal causa de óbito por doença nesse grupo. O objetivo deste estudo é discutir o acesso aos serviços de saúde de menores de 18 anos de idade com câncer no Brasil, a partir do mapeamento de óbitos e modalidades de tratamento no Sistema Único de Saúde (SUS). Os dados do período de 2000-2007 foram analisados por regional de saúde. Os mapas das taxas de mortalidade por câncer e indicadores de assistência - internações, quimioterapias e radioterapias - mostraram desigualdade no acesso pelo pequeno volume de tratamentos para residentes nas regiões mais carentes do país. Mesmo com a usual concentração de serviços especializados onde é maior a população, o acesso começa com a suspeita clínica na assistência básica seguido pelo encaminhamento para níveis mais complexos onde se estabelece o diagnóstico e se inicia o tratamento. Treinamento de pediatras para a suspeita clínica e definição de fluxos rápidos podem mudar esse quadro, aumentando a chance de cura.

Keywords : Diagnóstico Precoce; Neoplasias; Criança; Acesso aos Serviços de Saúde; Equidade.

        · abstract in English     · text in English     · English ( pdf )