SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27 issue9Years of potential life lost by female homicide victims in Recife, Pernambuco State, BrazilExcess weight and economic, political, and social factors: an international ecological analysis author indexsubject indexarticles search
Home Page  

Cadernos de Saúde Pública

Print version ISSN 0102-311X

Abstract

COLUSSI, Claudia Flemming  and  CALVO, Maria Cristina Marino. Modelo de avaliação da saúde bucal na atenção básica. Cad. Saúde Pública [online]. 2011, vol.27, n.9, pp. 1731-1745. ISSN 0102-311X.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-311X2011000900007.

O objetivo deste trabalho é apresentar o modelo desenvolvido para avaliar a qualidade da atenção básica em saúde bucal e testar sua aplicabilidade em municípios de diferentes portes no Estado de Santa Catarina, Brasil. O modelo tem duas dimensões - Gestão da Saúde Bucal e Provimento da Atenção Básica em Saúde Bucal. A primeira é composta pelas subdimensões "Atuação Intersetorial, Participação Popular, Recursos Humanos e Infraestrutura". A segunda tem as subdimensões de "Promoção e Prevenção e de Diagnóstico e Tratamento", no ciclo vital (criança, adolescente, adulto, idoso). Foram elaborados 40 indicadores em oficinas com um grupo de experts. Participaram da avaliação 207 municípios, obtendo-se uma taxa de resposta de 70,6%. O modelo mostrou-se não só aplicável como de grande utilidade para municípios de diferentes portes, possibilitando a identificação dos pontos nos quais os gestores municipais devem aperfeiçoar suas ações em saúde bucal. Outra importante contribuição se refere à sensibilização desses gestores quanto à necessidade de melhoria na qualidade do registro dos dados.

Keywords : Avaliação de Serviços de Saúde; Saúde Bucal; Atenção Básica à Saúde.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese