SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27 issue9Characteristics of labor and delivery care in three healthcare models within the Unified National Health System in Belo Horizonte, Minas Gerais State, BrazilPredicting the number of cases of dengue infection in Ribeirão Preto, São Paulo State, Brazil, using a SARIMA model author indexsubject indexarticles search
Home Page  

Cadernos de Saúde Pública

Print version ISSN 0102-311X

Abstract

CECATTI, Jose Guilherme et al. Computer-assisted Telephone Interviewing (CATI): usando telefone para a obtenção de informações sobre saúde reprodutiva. Cad. Saúde Pública [online]. 2011, vol.27, n.9, pp. 1801-1808. ISSN 0102-311X.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-311X2011000900013.

O objetivo foi avaliar a facticidade do telefone como um método de obtenção de informações sobre saúde reprodutiva no Brasil (CATI). Um total de 998 mulheres elegíveis a um estudo foi selecionado para responder um questionário por telefone com o auxílio de computador e aplicado por entrevistadoras treinadas. Os resultados de cada tentativa de contato estão descritos. A diferença entre os grupos foi avaliada pelo teste qui-quadrado. O contato telefônico foi feito em 60,3% e 57,5% completaram a entrevista. A taxa de sucesso melhorou com a diminuição do tempo entre a hospitalização e a entrevista e com a quantidade de números de telefone disponível. Um total de 2.170 chamadas foi feito, de 1 a 16 tentativas por mulher. A maioria das chamadas adicionais foi em razão de a linha estar ocupada ou de a mulher não ter disponibilidade naquele momento. O CATI pode ser um procedimento útil para obtenção de informações em saúde reprodutiva entre mulheres brasileiras, especialmente se dirigido a eventos relativamente recentes e quando mais de um número alternativo de telefone está disponível.

Keywords : Entrevistas; Telefone; Medicina Reprodutiva.

        · abstract in English     · text in English     · pdf in English