SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27 issue10Seroprevalence for Trypanosoma cruzi infection and associated factors in an endemic area of VenezuelaPrevalence and factors associated with access to medication among the elderly in a city in southern Brazil: a population-based study author indexsubject indexarticles search
Home Page  

Cadernos de Saúde Pública

Print version ISSN 0102-311X

Abstract

PRAZERES, Taísa Junqueira  and  NAVARRO, Vera Lucia. Na costura do sapato, o desmanche das operárias: estudo das condições de trabalho e saúde das pespontadeiras da indústria de calçados de Franca, São Paulo, Brasil. Cad. Saúde Pública [online]. 2011, vol.27, n.10, pp. 1930-1938. ISSN 0102-311X.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-311X2011001000006.

Este artigo é fundamentado em pesquisa que teve como objetivo estabelecer relações entre as condições de trabalho na indústria de calçados de Franca, São Paulo, Brasil, e os problemas de saúde relatados pelas trabalhadoras especializadas na atividade de pesponto (costura mecânica). A pesquisa de caráter qualitativo foi embasada teórica e metodologicamente no materialismo histórico-dialético e combinou técnicas de pesquisas sociológicas e etnográficas. A coleta de dados se deu por entrevistas gravadas, focadas na história de vida e trabalho, na observação sistematizada do processo de trabalho, na consulta a documentos históricos e na produção imagética. A análise dos dados permitiu compreender os efeitos do trabalho na saúde das trabalhadoras empregadas nas fábricas e no domicílio, que vivenciam processos laborais precários que se objetivam na intensificação e ampliação da jornada de trabalho, na cobrança por metas de produção, na insegurança do emprego e nos ambientes de trabalho insalubres.

Keywords : Saúde do Trabalhador; Trabalho Feminino; Condições de Trabalho.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese