SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27 issue11Relative validity of a food-frequency questionnaire developed to assess food intake of schoolchildren living in the Brazilian Western AmazonA study on the construct validity of the Parent-Child Conflict Tactics Scale (CTSPC) in an urban population in Northeast Brazil author indexsubject indexarticles search
Home Page  

Cadernos de Saúde Pública

Print version ISSN 0102-311X

Abstract

HUGO, Tairana Dias de Oliveira et al. Fatores associados à idade da primeira relação sexual em jovens: estudo de base populacional. Cad. Saúde Pública [online]. 2011, vol.27, n.11, pp. 2207-2214. ISSN 0102-311X.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-311X2011001100014.

A primeira relação sexual é considerada um evento importante na vida dos jovens e tem iniciado cada vez mais cedo. O objetivo do presente estudo foi descrever os fatores relacionados à idade precoce da primeira relação sexual, de jovens de 18 a 24 anos na cidade de Pelotas, Rio Grande do Sul, Brasil. Este é um estudo transversal de base populacional, em uma amostra representativa de 1.621 jovens que ocorreu entre agosto de 2007 e dezembro de 2008. Foram aplicados questionários sobre comportamentos de saúde que continham itens relativos à sexualidade. A regressão de Cox foi utilizada para aferir a associação com a idade precoce de início da vida sexual. Após a análise multivariada, as variáveis diretamente relacionadas com a iniciação sexual precoce foram: sexo masculino, baixo nível socioeconômico, baixa escolaridade, ter pais separados, morar com companheiro(a), não praticar uma religião, uso de tabaco e drogas, e o não uso da camisinha na última relação. Considerando o contexto social atual, evidencia-se a necessidade de uma adequada orientação sexual com aspecto preventivo.

Keywords : Comportamento Sexual; Sexo Seguro; Adolescente; Drogas Ilícitas.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese