SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.28 issue1Trends in lung cancer mortality in Brazil from the 1980s into the early 21st century: age-period-cohort analysis author indexsubject indexarticles search
Home Page  

Cadernos de Saúde Pública

Print version ISSN 0102-311X

Abstract

MORAES, Cristiane; ANJOS, Luiz Antonio dos  and  MARINHO, Sandra Mara Silva de Azevedo. Construção, adaptação e validação de escalas de silhuetas para autoavaliação do estado nutricional: uma revisão sistemática da literatura. Cad. Saúde Pública [online]. 2012, vol.28, n.1, pp. 7-20. ISSN 0102-311X.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-311X2012000100002.

A autoavaliação da imagem corporal é uma construção multidimensional por meio da qual os indivíduos descrevem as representações internas da estrutura corporal e da aparência física, em relação a si próprio e aos outros. As Escalas de Silhuetas são testes que viabilizam a autoavaliação, especialmente em pesquisas de campo, devido ao baixo custo e facilidade na administração do método. O objetivo deste trabalho foi resgatar as Escalas de Silhuetas construídas ou adaptadas desde 1983 e realizar uma revisão sistemática sobre a validação destas frente a medidas objetivas do estado nutricional. Foram identificados 33 estudos com grande variação na correlação com o estado nutricional de adultos, tanto para as Escalas de Silhuetas adaptadas (coeficientes de correlação de 0,66 a 0,87) quanto para as construídas (0,59 a 0,94). Já em crianças e adolescentes, as correlações entre as Escalas de Silhuetas e o estado nutricional não resultaram em valores satisfatórios em vários dos estudos. Muitos trabalhos utilizaram estatística inapropriada. Os dados da presente revisão indicam que deve-se ter cuidado no uso de Escalas de Silhuetas para estimar o estado nutricional com ou sem a medição antropométrica.

Keywords : Imagem Corporal; Auto-Avaliação; Estado Nutricional.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese