SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.28 issue1Development, adaptation and validation of silhouette scales for self-assessment of nutritional status: a systematic reviewReactional state and nutritional profile among leprosy patients in the primary health care system, Greater Vitória, Espírito Santo State, Brazil author indexsubject indexarticles search
Home Page  

Cadernos de Saúde Pública

Print version ISSN 0102-311X

Abstract

SOUZA, Mirian Carvalho de; VASCONCELOS, Ana Glória Godoi  and  CRUZ, Oswaldo Gonçalves. Tendência de mortalidade por câncer de pulmão no Brasil de 1980 ao século 21: uma análise idade-período-coorte. Cad. Saúde Pública [online]. 2012, vol.28, n.1, pp. 21-30. ISSN 0102-311X.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-311X2012000100003.

Os objetivos deste artigo foram descrever os padrões da tendência de mortalidade por câncer de pulmão no Brasil e identificar os efeitos dos fatores idade, período e coorte (APC) sobre as taxas. Foi realizado um estudo de série temporal utilizando dados secundários de base populacional. Taxas de mortalidade foram calculadas, por sexo, de 1980 a 2007. Modelos APC foram ajustados para identificar como idade, período e coorte influenciam as taxas. As taxas de mortalidade são mais elevadas entre os homens. As taxas específicas estão aumentando para homens maiores de 64 anos e mulheres de todas as idades. As taxas ajustadas cresceram mais entre as mulheres. O efeito idade revela um aumento do risco desde as idades mais precoces. O efeito coorte indica um menor risco para os homens nascidos desde 1950, e risco crescente para mulheres de todas as coortes. Os resultados para gerações jovens indicam que as tendências atuais devem continuar. O efeito coorte entre mulheres sugere um aumento do risco. Estas tendências refletem as medidas de controle do tabaco adotadas desde 1986.

Keywords : Neoplasias Pulmonares; Modelos Logísticos; Mortalidade.

        · abstract in English     · text in English     · pdf in English