SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.28 issue1Trends in traffic accidents in Campinas, São Paulo State, Brazil: the increasing involvement of motorcyclistsAnalysis of the contribution of meteorological variables to thermal stress associated with death among sugarcane cutters author indexsubject indexarticles search
Home Page  

Cadernos de Saúde Pública

Print version ISSN 0102-311X

Abstract

AZIZ, Marina Meneses; CALVO, Maria Cristina Marino  and  D'ORSI, Eleonora. Medicamentos prescritos aos idosos em uma capital do Sul do Brasil e a Relação Municipal de Medicamentos. Cad. Saúde Pública [online]. 2012, vol.28, n.1, pp. 52-64. ISSN 0102-311X.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-311X2012000100006.

O objetivo deste trabalho foi descrever os medicamentos prescritos aos idosos residentes na zona urbana do Município de Florianópolis, Santa Catarina, Brasil, nos 30 dias anteriores à entrevista e, a partir disto, comparar com a Relação Municipal de Medicamentos (REMUME). Foi realizado um estudo transversal populacional de base domiciliar, no qual os 1.705 idosos entrevistados relataram ter utilizado o total de 5.458 medicamentos prescritos e dentro dos critérios da pesquisa, que corresponderam a 374 princípios ativos diferentes. Os medicamentos mais utilizados foram os indicados para o sistema cardiovascular, sendo a classe farmacológica dos redutores de colesterol e triglicerídeos os mais prevalentes, apesar de não haver nenhum exemplar desta classe de medicamentos selecionado na REMUME. Embora haja algumas faltas, a REMUME coincide com a maior proporção dos medicamentos prescritos no Município de Florianópolis. A principal diferença entre as prescrições é que as oriundas do SUS estão em maior conformidade com a REMUME.

Keywords : Uso de Medicamentos; Idoso; Acesso aos Serviços de Saúde.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese