SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.28 issue1Community violence and childhood asthma prevalence in peripheral neighborhoods in Salvador, Bahia State, BrazilUse of medication by the elderly in urban and rural areas in southern Brazil: a population-based study author indexsubject indexarticles search
Home Page  

Cadernos de Saúde Pública

Print version ISSN 0102-311X

Abstract

QUADROS, Lenice de Castro Muniz de; GIGANTE, Denise Petrucci; KANTORSKI, Luciane Prado  and  JARDIM, Vanda Maria da Rosa. Transtornos psiquiátricos menores em cuidadores familiares de usuários de Centros de Atenção Psicossocial do Sul do Brasil. Cad. Saúde Pública [online]. 2012, vol.28, n.1, pp. 95-103. ISSN 0102-311X.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-311X2012000100010.

Com o objetivo de descrever a prevalência de transtornos psiquiátricos menores e sua associação com variáveis sociodemográficas, sobrecarga e eventos estressores autorreferidos, foi conduzido um estudo transversal com 936 familiares cuidadores de usuários de Centros de Atenção Psicossocial. Transtornos psiquiátrico menor foi identificado pelo Self-Reporting Questionnaire (SRQ-20), utilizando para definição de caso o ponto de corte de oito ou mais respostas positivas para mulheres e seis ou mais para homens. Realizaram-se análises bivariada e multivariada por regressão de Poisson. A prevalência de transtornos psiquiátricos menores foi de 49% (IC95%: 46%-52%). Na análise ajustada, maiores prevalências foram observadas nos familiares com menor escolaridade, com relato de problemas de saúde, com maior número de ocorrência de eventos estressores, aposentados, que são os únicos cuidadores e que referiram sobrecarga. Os resultados indicam uma elevada prevalência de transtornos psiquiátricos menores, identificando algumas associações, o que poderá instrumentalizar serviços de Saúde Mental e Atenção Básica.

Keywords : Cuidadores; Serviços de Saúde Mental; Saúde Mental.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese