SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.28 issue1Ten-year trends in prevalence of asthma in adults in southern Brazil: comparison of two population-based studiesForum on stigma, discrimination, and health: policies and research challenges. Introduction author indexsubject indexarticles search
Home Page  

Cadernos de Saúde Pública

Print version ISSN 0102-311X

Abstract

GALDINO, Adriana; SANTANA, Vilma Sousa  and  FERRITE, Silvia. Os Centros de Referência em Saúde do Trabalhador e a notificação de acidentes de trabalho no Brasil. Cad. Saúde Pública [online]. 2012, vol.28, n.1, pp. 145-159. ISSN 0102-311X.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-311X2012000100015.

Analisa-se como os Centros de Referência em Saúde do Trabalhador (CEREST) contribuem para as notificações de acidentes de trabalho graves e daqueles com exposição a material biológico, no Sistema de Informações de Agravos de Notificação (SINAN), Sistema Único de Saúde (SUS). Foram empregados dados do FormSUS e do SINAN, agregados para as áreas de cobertura dos CEREST. Foram obtidos dados válidos de 125 CEREST, 23 estaduais e 102 regionais. A maioria dos CEREST foi considerada implantada. O aumento da notificação de acidentes de trabalho graves foi maior quando a equipe era compatível com a demanda e se atendiam a demandas externas e da mídia. Para as exposições a material biológico, CEREST com boas instalações físicas, que atendiam a demandas da mídia e tinham capacitado pessoal da rede sentinela, apresentaram maior aumento da notificação. A infraestrutura, quantidade e capacitação de pessoal, além do atendimento a demandas externas, são importantes para o aumento das notificações e devem ser priorizados para reduzir a expressiva subnotificação dos acidentes de trabalho.

Keywords : Notificação de Acidentes de Trabalho; Acidentes de Trabalho; Saúde do Trabalhador; Sistemas de Informação.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese