SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.28 issue1Forum on stigma, discrimination, and health: policies and research challenges. IntroductionDiscrimination, stigma, and AIDS: a review of academic literature produced in Brazil (2005-2010) author indexsubject indexarticles search
Home Page  

Cadernos de Saúde Pública

Print version ISSN 0102-311X

Abstract

PARKER, Richard. Estigma, preconceito e discriminação na saúde pública global. Cad. Saúde Pública [online]. 2012, vol.28, n.1, pp. 164-169. ISSN 0102-311X.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-311X2012000100017.

O artigo analisa as relações entre discriminação e saúde com base em uma revisão sobre os trabalhos teóricos e empíricos acerca de estigma e preconceito, e seus impactos na discriminação e na saúde. Argumenta-se que as pesquisas sobre tais temas têm sido desenvolvidas pela psicologia e pela psicologia social, tendo como foco o modo como as atitudes associadas ao estima e ao preconceito impactam nas práticas de discriminação e, em decorrência, na saúde. Todavia, é também identificada em pesquisas recentes uma crescente tendência de reconceituar estigma, preconceito e discriminação em relação aos modelos mais amplos de desigualdade social e violência estrutural, que destacam as relações de poder e exclusão que estruturam a vulnerabilidade como parte de um complexo processo social e político. Conclui-se analisando brevemente como a reconceitualização das práticas de discriminação tem contribuído para novas abordagens sobre saúde e direitos humanos, e para renovação do interesse na saúde e na justiça social, identificadas como duas tendências de grande importância no campo da saúde pública.

Keywords : Estigma Social; Preconceito; Iniquidade Social.

        · abstract in English     · text in English     · pdf in English